Matemática viva e divertida com o “termômetro maluco”

Vejam só como a Matemática pode ser dinâmica, sentida e aprendida de várias formas: o “termômetro maluco” é um jogo que trabalha com as operações de adição e subtração com números inteiros.

Como o jogo funciona?
Ele é composto por 27 cartas variando de “– 4” a “+ 4” que são distribuídas aos “peões”, no caso, os alunos. No início do jogo todos os peões estão na casa zero. Para o primeiro movimento, cada um dos alunos retira uma carta que vai apontar um posicionamento no tabuleiro. Nas rodadas seguintes, os alunos deverão realizar a operação entre o número da nova carta retirada e o número de sua posição, ou seja, o resultado da operação indicará o seu próximo lugar no tabuleiro.

O vencedor será quem chegar no “+20” primeiro ou, ao final do tempo de jogo, quem estiver na posição de maior valor. Já aquele que passar do “-20” será desclassificado.

O objetivo da atividade é que os alunos compreendam e internalizem as regras das operações se divertindo! Ao final, eles reforçaram a aprendizagem repetindo o jogo, mas usando um tabuleiro em sala de aula.