O mês de agosto trouxe para o IPEM importantes lições de autocuidado

O mês de agosto se encerrou com um ótimo saldo para os educandos do IPEM que puderam desfrutar de importantes aprendizados sobre o autocuidado com a “Semana do autoconhecimento e do autocuidado”, realizada em parceria com a Newton Paiva. O evento foi transmitido na plataforma IPEMVIRTUAL e contou com a presença de profissionais de destaque de várias áreas como o campeão olímpico de vôlei em Barcelona e técnico do Al Hilal, Talmo Curto, o professor e bioquímico Charles Anacleto e outros convidados muito especiais!

O técnico de vôlei Talmo Curto falou sobre a inevitabilidade das escolhas, seu peso e importância em nossas vidas, como devemos assumi-las e como elas podem conduzir e mudar totalmente a nossa vida. Ele enfatizou que é preciso valorizar cada momento da vida, a competição ensina que toda conquista tem mérito, não importa a cor da medalha. A conquista seria um processo de construção que leva tempo, esforço, implica em muita renúncia e frustração, erros são receita do caminho da vitória pois editam a caminhada para a escolha correta.

O Professor Charles Anacleto abordou o delicado tema “Efeitos e consequências no corpo pelo uso de álcool, cigarro, cigarro eletrônico e drogas ilícitas”  explicando o papel das substâncias químicas presentes em drogas lícitas e ilícitas, como nosso sistema nervoso interage com estas substâncias e surge o vício.

Juliana Ceccato já nos trouxe a importância de um bem-estar global para desenvolvermos os “Cuidados com a saúde e desenvolvimento físico”. Fez uma revisão sobre os sistemas circulatório, respiratório, endócrino e locomotor para introduzir o conteúdo da sua fala. Apresentou o conceito ampliado de saúde: é muito difícil ser saudável sem saneamento básico, sem condições adequadas, transporte digno, alimentação, acesso aos bens e serviços essenciais, lazer: um depende do outro, seria preciso um equilíbrio entre todos estes elementos.

E claro, temos também responsabilidades sobre o nosso comportamento, o nosso estilo de vida pode sim trazer riscos para a nossa saúde. Juliana dá dicas: ser ativo fisicamente, praticar exercício e atividades físicas, pelo menos uma hora por dia, melhora todo os sistemas funcionais do organismo. É importante se movimentar para melhorar a orquestra neuroendócrina, o aparelho cardiorrespiratório e o aparelho locomotor. Diminuir o tempo sentado em frente a uma tela que seria um tempo muito sedentário.

Por fim, a psicóloga Ana Carolina Malta falou sobre os pontos positivos que o autoconhecimento e o contato com as próprias emoções podem trazer na superação dos efeitos que a ansiedade, o medo e a raiva causam em nosso equilíbrio emocional.

E no dia 27 de agosto, as turmas do sétimo, oitavo e nono anos do Fundamental II participaram de um bate-papo muito bacana com a especialista em Saúde Íntima e gestora de processos educacionais Bia Gomes. O Bate-papo teve o tema: “Saúde íntima, Bem-estar e Reprodução Humana”. Bia, além de esclarecer as dúvidas encaminhadas anteriormente pelos educandos, explanou o quanto é importante conhecer o próprio corpo, suas fases de desenvolvimento seja físico ou emocional e respeitar o tempo de cada fase para um crescimento e amadurecimento sadio, livre de ansiedades, consciente de cada etapa de aprendizado, pois uma orientação adequada previne abuso infantil, ISTS e gravidez precoce. É importante conhecer para se cuidar melhor, este é um dos pilares para o autocuidado.

Parabéns aos convidados, à equipe organizadora e aos educandos que participaram com perguntas muito interessantes, somando para a experiência enriquecedora que foi esse “mês do autocuidado” para o IPEM.

Veja as imagens:

“Equilíbrio emocional: reconhecer emoções e sentimentos” com a psicóloga Ana Carolina Malta

 

“Os Efeitos e consequências no corpo pelo uso de álcool, cigarro, cigarro eletrônico e drogas ilícitas”, com o prof. Charles Anacleto

 

“Cuidados com a saúde e desenvolvimento físico”, com a prof. Juliana Ceccato

 

Talmo Curto mostra sua medalha de ouro olímpica

 

Bate-papo com Bia Gomes

0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *