Mensagem para a Semana Santa

Prezada Comunidade Escolar,

Aproxima-se a Semana Santa, também conhecida na liturgia católica como “A Grande Semana”, na qual os fiéis católicos são convidados a caminhar com Cristo rumo ao calvário. Porém, não apenas para ficarmos no calvário, mas sim ressuscitarmos com Cristo, para que juntos celebremos a vitória da vida sobre a morte.

É na Semana Santa que se manifesta o ápice da liturgia católica, iniciada no Domingo de Ramos, dia em que os fiéis são convidados a acompanhar nosso Senhor Jesus Cristo em sua Paixão, o sagrado Tríduo Pascal resplandece como o ápice de todo o ano litúrgico, – na quinta-feira ocorre a instituição da eucaristia e o lava-pés, na Sexta-feira Santa acontece a Paixão do Senhor, no Sábado Santo, à noite, realiza-se a Vigília Pascal, nela os fiéis aguardam em oração a ressureição do Senhor. No domingo, após o Sábado Santo, celebramos com alegria a ressureição de Jesus, sua vitória sobre as forças do pecado e da morte.

É fundamental que saibamos vivenciar a Semana Santa com fé, esperança e caridade, aproximando-nos cada vez mais de Jesus, este que durante a sua vida terrena testemunhou aos homens a misericórdia, o amor, o perdão e a bondade de Deus para com toda a humanidade. Jesus viveu o amor incondicional de Deus e como filho D´Ele ensinou aos homens e mulheres que Deus é amor (1Jo 4,8) e que sempre está de braços abertos para nos receber     (Lc 15,11-32).

O desejo de nossa comunidade é que nesta Semana Santa possamos tomar consciência da entrega de Jesus na cruz, não como algo passivo ou determinista, mas como consequência de amor para com Deus, seu Pai, e para conosco. É uma doação de amor para com toda a humanidade. Celebrar a Semana Santa é compreender que não é uma semana corriqueira que já vivemos, mas sim um tempo de graça, de reconciliação com Deus e com os irmãos

Portanto, prezada Comunidade Escolar, que consigamos, com coragem e firmeza, celebrarmos este tempo de graça. Assim, por meio de Jesus Cristo, Deus faz um movimento em direção à humanidade e nós, unidos a Jesus, movimentamo-nos em direção a Deus. O Nosso anseio é que durante as celebrações da Semana Santa nós possamos confiantes caminhar com Jesus ao Calvário, para com ele vencermos a morte e celebrarmos a sua vitória no Domingo de Páscoa!

Uma feliz e santa Páscoa!

Pe. Jaciel Baracho, CRSP
Diretor