Gamificação - Matemática Fund. II

Gamificação na sala de aula: o aprendizado em linguagens alternativas

Você sabe o que é Gamificação?

Gamificação é um termo usado para uma das grandes tendências pedagógicas do momento e que deriva da “tecnologia de games”: trata-se da utilização da lógica e da dinâmica dos games (jogos) em sala de aula.

A professora Talita, de matemática, utilizou a técnica para apresentar o conceito de números inteiros. Ela explica abaixo como funciona:

“O jogo é usado para introduzir as operações matemáticas dentro do conjunto dos números inteiros. O material utilizado é um tabuleiro  com uma tabela de  “– 6”  a “+6”, dois dados (um verde e um vermelho) e peões.  O objetivo do jogador é avançar pelas casas e vencerá aquele que “sair” do tabuleiro primeiro. Durante o jogo, os alunos movimentam os peões e, com o passar das rodadas, começam a realizar as operações sem perceber, assimilando o raciocínio e internalizando as regras de sinais com mais tranquilidade.”
O jogo dos Números Inteiros é uma forma lúdica de promover o aprendizado da matemática e a assimilação dos conceitos e das operações de forma espontânea e compartilhada, através de uma competição saudável e estimulante!
Parabéns professora Talita e educandos do sétimo ano!
Gamificação - Matemática Fund. II Gamificação - Matemática Fund. II Gamificação - Matemática Fund. II
0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *