
O PROJETO PEDAGÓGICO TRILHAS DO CONHECIMENTO
Trilhas do Conhecimento é um projeto pedagógico e interdisciplinar proposto pela comunidade escolar do Instituto Padre Machado que reúne alunos, professores, coordenação, funcionários, familiares e setores da comunidade, na realização de um conjunto articulado de práticas e ações extracurriculares capazes de atingir diferentes lugares das vivências de seus educandos de forma a promover um aprendizado inovador e desafiador .
Desde 2016, tem mudado, e muito, o dia a dia de alunos, professores, pais e demais funcionários do IPEM. Trata-se de uma pedagogia interdisciplinar que envolve toda a escola enriquecendo a rotina escolar de alunos e professores.
A cada trimestre, um grupo de professores de uma das áreas de conhecimento escolhe um eixo temático: Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Matemáticas e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas Tecnologias.
E, em cima deste tema escolhido, toda a escola orienta o conteúdo a ser dado em sala de aula, culminando numa grande feira na qual o resultado de todo esse trabalho de pesquisa e aprendizado é exposto.
Segundo o Educador Espanhol Fernando Hernandez, professor da Universidade de Barcelona e defensor da proposta da educação por projetos, “as diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem”, tornando-os mais autônomos neste processo.
E é neste contexto que a proposta das Trilhas do Conhecimento vem reforçar a intenção do IPEM em romper com o paradigma do professor “transmissor de conteúdos” para transformá-lo em educador-pesquisador. E o educando, no processo, passa de receptor passivo a sujeito do processo. Uma jornada enriquecedora que traz para a realidade do educando a oportunidade de agregar valores como liderança, trabalho em equipe e desenvolvimento nas relações interpessoais.