Hoje começa o Sarau IPEM 2021 “Expressões culturais: celebrando a vida”

O SARAU do IPEM é famoso por propiciar momentos e vivências que não se encontram em quase nenhum ambiente educacional, na cidade de Belo Horizonte. A professora de Literatura, Edilaine Araújo, conta que, desde 2016, a escola vive uma experiência bem próxima do que seja um daqueles filmes que levam estudantes ao delírio, como o High School.

Através de iniciativas como esta, o IPEM propicia o contato dos educandos com a arte, por meio da música, teatro, dança e das artes plásticas. Tudo isso para dizer que o IPEM é uma escola que confia nas múltiplas potencialidades e busca, por meio das trilhas do conhecimento, dar publicidade a elas. A professora disse, ainda, que todo o processo envolve pesquisa, confecção de narrativas, montagem de coreografias e muitos ensaios de toda a equipe para que no dia da apresentação todos sejam tomados pela emoção e encantamento.

Habilidades e competências

O Sarau ativa várias competências e habilidades. Os estudantes sempre nos surpreendem pela autonomia e criatividade que são capazes de engendrar em um projeto que valoriza o estético e a fruição. Muitos se sentem desafiados a romper barreiras, como a timidez diante de um público maior. O trabalho com a Pedagogia de Projetos, especialmente quando esse tem como base a arte, nas suas mais diferentes linguagens, move-nos para construir, de alguma forma, uma educação que faça sentido na realidade dos alunos. Além disso, ajuda-nos a promover movimentos que não são naturais no seu cotidiano, como subir ao palco, conhecer uma música que seja constitutiva da nossa história e cultura, desenvolver uma entonação de voz para “dar vida” a um poema e, até mesmo, desenvolver capacidades de liderança, tomada de decisão, organização e comunicação com seus pares.

Assim, o estudante passa a descobrir outros significados para o que já está dado e desenvolve novos valores, como parte essencial do processo. O professor, por sua vez, deixa de ser o detentor do conhecimento para, ciente das orientações normativas educacionais vigentes, mediar, direcionar e orientar a investigação e a construção do conhecimento por parte dos estudantes, de modo que este saiba conviver, conhecer, fazer, construir, duvidar, expor e refletir.

As famílias poderão acompanhar ao Sarau, ao vivo, pela transmissão feita via a plataforma IPEMVIRTUAL.

Acompanhem a programação:


Sarau “Expressões Culturais: celebrando a vida”
Local: Espaço Cultural IPEM
Dias: 28 e 29 de outubro
Ensino Médio – dia 28, a partir das 9h20min
Ensino Fundamental 2 – dia 29, a partir das 9h20min
Ensino Fundamental 1 – dia 29, a partir das 14h

 

0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *