Educandos do Fundamental 2 criaram joguinhos na Segunda Etapa das Trilhas do Conhecimento

O projeto das Trilhas de Conhecimento do Instituto Padre Machado teve como tema na segunda etapa: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CONSUMO: O FUTURO MUNDO DO TRABALHO. Por isso as séries foram separadas em diferentes temáticas, a fim de abordar a influência da tecnologia na sociedade atual e futura.

A proposta do nono ano do Ensino Fundamental 2 foi utilizar um assunto do qual os alunos já são íntimos (o mundo dos jogos) para o desenvolver conhecimentos mais aprofundados em raciocínio lógico, matemática, pensamento computacional, linguagem de programação, entre outras. Unir os conhecimentos da programação, já utilizados na robótica, com um assunto que é tão atrativo e presente na vida dos adolescentes foi um dos focos do projeto.

Em uma primeira etapa, os alunos realizaram estudo acerca deste assunto, e foi possível ter acesso à metodologia utilizada no desenvolvimento dos mais diversos jogos, a começar pelos jogos de tabuleiro até os videogames e jogos para smartphones.
Já na segunda etapa, os alunos desenvolveram os próprios jogos, utilizando para isso o Scratch, que consiste em uma linguagem de programação voltada para o ensino de pensamento computacional, principalmente para o público infanto-juvenil, e onde é possível criar as mais variadas histórias e jogos.

Todo o projeto de construção dos jogos foi desenvolvido pelos alunos, desde a ideia inicial e a pesquisa sobre o assunto até a produção dos códigos e dos vídeos de modo que o trabalho em equipe e a união de diferentes habilidades foram imprescindíveis.

Acessem os jogos nos links abaixo:

 

 

Jogo Trilhas do Conhecimento - Segunda Etapa

The adventures of Neko – Carlos, Cleo, Eduardo e Isabella

 

Pong – Rafael e Lucas

 

Jogo Trilhas do Conhecimento - Segunda Etapa

Basquete for everyone – Lara, Larissa, Maria Paula e Sofia

 

Jogo Trilhas do Conhecimento - Segunda Etapa

Futcat – Juan Pablo, Liana, Raí junio e Victor Gomes

 

Jogo Trilhas do Conhecimento - Segunda Etapa

As Aventuras de um Ovo na Terra do Café da Manhã – Ana Luiza, Emanuelly, Humberto e Maria Célia

 

Jogo Trilhas do Conhecimento - Segunda Etapa

Space Invaders – Hector, Henrique, Joshua e Matheus Felipe

 

 

Texto dos professores responsáveis: Débora, Judson, Gabriela e Talita

0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *