Terceiro dia do Tríduo de Santo Antônio Maria Zaccaria

Terceiro dia do tríduo: Família zaccariana

Tema: “Plantas e colunas de renovação do fervor cristão”.

Breve história: Componentes da Família Zaccariana

Irmãs Angélicas: uma intuição genial de Antônio Maria Zaccaria foi a fundação das Irmãs Angélicas, criada em colaboração direta com os sacerdotes no apostolado. O nome Angélicas foi proposto por Agnesse Baldironi, para lembrar do dever de levar uma vida semelhante a dos anjos (4.X.1536).

Leigos de São Paulo: historicamente, eles surgiram na primeira metade do século XVI. O carisma dos Leigos de São Paulo é, onde quer que estejam ou residam, sejam ligados às nossas comunidades ou ligados ao carisma da renovação do fervor cristão,  encontrar em todos os ambientes, nas paróquias, nas escolas, nos locais de trabalho, enfim, em toda a parte, a oportunidade de renovar o fervor cristão.  Este é um carisma bastante vasto, bastante amplo, que oferece inúmeras possiblidades de ação e de caminhada. Renovar o fervor cristão, como dizia SAMZ, é levar a todas as partes o espírito vivo e que dá vida a tudo.

Barnabitas: Os Clérigos Regulares de São Paulo (CRSP) são uma das ordens religiosas de clérigos mais antigas na história da Igreja: fundada em 1530, nasceu nos tempos de muitos movimentos de reforma da vida cristã. A denominação “barnabitas” vem porque a primeira Casa-Madre era na igreja de São Barnabé, em Milão, até 1622, quando foi transferida para Roma.

Oração

Aumentai em nós, Senhor, aquele incomparável conhecimento de Jesus Cristo, segundo o espírito do apóstolo São Paulo, que levou Santo Antônio Maria Zaccaria, admiravelmente penetrado deste espírito, a proclamar na vossa Igreja a palavra de salvação. Por Cristo Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.