Educação e Fé

No início da era cristã (354-430), Santo Agostinho, apoiado no cristianismo que se expandia pelo Império Romano, refaz uma leitura do pensamento filosófico de Platão (427-347 a.C.) sobre a busca do verdadeiro conhecimento e reintegra-o ao pensamento judaico cristão do ocidente.

Foi a partir desta reflexão de Santo Agostinho que surge os primeiros fundamentos filosóficos, que irão sistematizar o ensino e criar um currículo escolar. Segundo ele, o acesso ao conhecimento se dá através da chamada “Teoria da Iluminação”, através da qual a revelação Divina é o único caminho para se chegar ao conhecimento. Portanto, a fé é condição para se conhecer a verdade. Ela passa ser o princípio e o fim no processo do conhecimento.

Mas, o que é a fé? O que se muda no homem a partir da fé?

A Fé é a experiência pessoal de íntima confiança e adesão em algo que não se vê, não se mede, nem se reproduz. Ela traz um novo conceito sobre o que é o ser humano.  A Fé Cristã é explícita em crer em um Deus que toma parte na sua própria criação através de um homem chamado Jesus de Nazaré. A vida e morte Dele o identificam com todo ser humano e sua ressurreição com a divindade de Deus.  Nesta dimensão de fé é que nós humanos nos tornamos participantes da divindade de Deus.

A Educação, como processo de conhecimento na busca do aperfeiçoamento humano, é um sonho: “Crer para ver!”. Mas é também o sonho de Deus.

A nossa crença é que construamos, neste sonho, uma sociedade justa e solidária, herdeira dos Céus: “Vinde benditos de meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer, eu estava com sede, e me deram de beber, eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa” Mt 25,34-36. “Permanecem, portanto, estas três coisas: a fé, a esperança e o amor; a maior delas, porém, é o amor.” 1Cor 13,13. “Deus é Amor” 1Jo 4,8.

Equipe de Pastoral – Prof. Faria

0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *