Celebrando a Fé

A Escola em Pastoral já é por si só um espaço de vida e celebração. Nela se celebra a vida no convívio social e produz o conhecimento através dos dons de cada um.

Mas, há algo muito especial que sustenta este processo de vida e celebração na Escola em Pastoral: a Fé em Jesus Cristo como maneira de ser e de agir.  Assim, toda metodologia aplicada no ensino e a forma de se relacionar com as pessoas estão embasadas na metodologia de Jesus Mestre.

O culto litúrgico da paixão, morte e ressurreição de Jesus nos possibilita renovar, a cada momento, nossa aliança em Deus. É o Ressuscitado que se faz presente na vida de cada um na partilha do Pão da Eucaristia. É este o ponto alto de nossa fé. “No Cristo, com Cristo, e em Cristo, toda honra e glória para sempre…”, diz a liturgia da missa.

Santo Antônio Maria Zaccaria (1502-1539) viveu e celebrou esta fé no desejo de renovar a fé cristã do seu tempo. Sua resposta ao chamado de Deus é marcada pela vivência da Palavra de Deus na Bíblia, a confiança no sacrifício da Cruz e na Eucaristia como alimento que se renova a cada dia.

Dizia Santo Antônio Maria Zaccaria: “Deus costuma agir no homem através de outro homem”, ou “Se quiser chegar até Deus, é necessário que vá por meio de outro homem”.  Para ele, a renovação da fé é marcada pela descoberta de Deus na vida das pessoas.

É nesta perspectiva que nossa Comunidade Educativa quer ser. Estar ciente do caminho e do lugar a chegar.

Por: Professor Faria

0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *