COMUNICADO: Recesso Escolar

Querida família, desejamos que tudo esteja bem!

Diante do momento de tantas incertezas, angústias e expectativas vividas pela nossa sociedade, o Instituto Padre Machado tem se posicionado de acordo com as decisões advindas dos Órgãos Governamentais competentes, sindicatos e decisões da justiça. Todas as nossas decisões e esforços visam oferecer aos nossos educandos um processo educacional de qualidade, a fim de amenizar os impactos no ensino-aprendizagem durante a pandemia.

Diante do anúncio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no dia 6 de abril, de que as escolas, inicialmente, só retornarão às atividades presenciais a partir de junho (data que pode mudar), iniciamos o estudo de vários cenários que pudessem minimizar os impactos e as perdas na vida escolar de nossos estudantes.

O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP-MG) realizou, no dia 7 de abril, uma reunião com a presença de diversas escolas particulares de Minas Gerais e ficou definido que:

– Entre os dias 18 de maio e 1º de junho será antecipado o recesso escolar de julho para os estudantes da Educação Básica: Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série).

Reafirmamos que as definições e posicionamentos acima foram alinhadas, em conjunto, por um grande grupo de escolas particulares de Minas Gerais, para garantir condições igualitárias para todos os estudantes.

Gostaríamos também de destacar que cada tomada de decisão é complexa e depende de fatores externos à escola, como as orientações do Ministério da Educação (MEC), acordos entre os sindicatos patronais e o dos professores, liminares, notas técnicas e tantos outros instrumentos legais que se sobrepõem às decisões de cada escola. Destaque para a Medida Provisória 934/2020, publicada no dia 1º de abril, em edição extra do Diário Oficial da União, que permite a flexibilização da distribuição das 800 horas anuais, em um período diferente dos 200 dias letivos previstos na legislação. E também, há a regulamentação do Conselho Estadual de Educação (CEE-MG), que autoriza o ensino remoto como forma de contagem de horas letivas.

Portanto, é importante lembrar que as previsões de retorno às aulas serão imediatamente comunicadas pela Instituição.

Desde já, agradecemos a toda comunidade escolar pela compreensão e apoio.

Atenciosamente,

A Direção