Comunicado Oficial IPEM – Baleia Azul e 13 Reasons Why

Prezados Pais e responsáveis,

Dois assuntos tem tomado conta dos jornais, sites e redes sociais no Brasil e em todo o mundo. Trata-se da Série   “13 reasons why” do canal de streaming de vídeos Netflix e o jogo “Baleia Azul”. Unânimes, especialistas afirmam como a série e o jogo estimulam e tem estimulado um comportamento negativo por parte dos jovens que assistem à série e participam do jogo. Em geral, são pessoas que estão vivendo alguma dificuldade, possuem alguma fragilidade ou necessitam de cuidados psicológicos.

Nós do IPEM, nos solidarizamos com as famílias que passam por dificuldades relacionadas tanto à série de TV quanto ao jogo. Principalmente com àquelas que perderam filhos e filhas que tiveram em contato com os produtos midiáticos mencionados.

Por tudo isso, como educadores, viemos à público alertar as famílias  no sentido de pedir um acompanhamento mais próximo a fim de detectar comportamento diferenciado de nossos educandos IPEM. Para que eles tenham, em tempo hábil, toda a orientação e acompanhamento necessários.

Baleia Azul

O jogo teve início na Rússia quando uma jovem cumpriu a última tarefa e pulou do alto de um edifício em 2015. Logo após, uma jovem se atirou na frente de um trem em movimento. O game viralizou no mundo inteiro e impõe ao participante  uma série de 50 desafios que incluem automutilação, e até suicídio, aliciando crianças e jovens. Tudo é feito de madrugada e os desafios incluem até longos períodos de silêncio em que o participante fica em casa sem contato com a família. Caso, o participante se negue a cumprir as tarefas membros da quadrilha ameaçam a vida dos familiares do jovem.

Ao menos três estados brasileiros_ Mato Grosso, Minas Gerais e Paraíba; estão investigando casos de suicídio ligados ao Jogo da Baleia Azul. Em Pará de Minas (MG), um jovem de 19 anos morreu no último dia 12. De acordo com a mãe, o jovem era participante do jogo e estava tentando sair.

No jogo da Baleia Azul, os desafios propostos no início são muito simples como acordar em diferentes horários no meio da noite ou mesmo ouvir música psicodélica. Depois os desafios ficam mais difíceis e o jovem é desafiado a se expor a perigos cada vez mais extremos até chegar ao suicídio. Tudo é gravado e postado pela rede social whats app. O participante revela além do telefone celular, outros dados pessoais dele e de seus parentes. Maneira pela qual a quadrilha passa a ameaçar a família do participante que queira sair ou não cumprir determinado desafio.

Infelizmente, dentro das redes sociais existem outros grupos com propostas semelhantes. E, em todo o mundo pelo menos 130 pessoas tiraram a própria vida, supostamente ligadas aos chamados “grupos da morte”. 

13 reasons why

A série americana que chegou ao Brasil com o nome de “Os 13 porquês” gira em torno de uma estudante que comete suicídio após sofrer bullying pelos colegas de classe. Antes de tirar a própria vida, a estudante deixa fitas gravadas para 13 pessoas mostrando como elas tiveram papel importante na morte da jovem.

Tendo em vista o exposto, recomendamos:

– As famílias devem conversar abertamente sobre a existência do Jogo Baleia Azul e os  riscos envolvidos na participação do jogo;

– Instruir as crianças e jovens a não adicionarem pessoas estranhas em suas redes sociais;

– administrar, vigiar e restringir o uso de internet por parte das crianças e jovens;

– Observar e acompanhar qualquer mudança de comportamento das crianças e jovens dentro de casa;

– No caso da série, que tem classificação indicativa para maiores de 18 anos, portanto, menores devem assistí-la acompanhados dos responsáveis legais.

– Aprofundar em família os assuntos abordados na série questionando:

Como a série aborda a questão do suicídio?

Que alternativas o protagonista teria diante das agressões que sofreu em sala de aula?

Como ajudar um amigo que foi vítima de agressões na escola?

Na esperança de termos cumprido, mais uma vez, nossa missão de educar, despedimo-nos.

Um carinhoso e fraterno abraço,

 

A Direção.

0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *