ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO PADRE MACHADO VISITAM A BIBLIOTECA PELA PRIMEIRA VEZ

Os alunos de 05  a 10 anos do Ensino Fundamental I do Instituto Padre Machado conheceram a biblioteca da escola. Em clima de aventura e descontração, as crianças foram convidadas pelos professores e pela bibliotecária, a explorar o local e a entender como tudo nele funciona.

Muita gente ainda não sabe, mas, o Instituto Padre Machado, a partir deste ano, tem agora turminhas do Ensino Fundamental I. São crianças de primeiro ao quinto ano com idades entre 06 e 10 anos.

Hoje, elas foram fazer sua primeira visita à biblioteca. No local, nada de silêncio. Recebidos pela bibliotecária Rafaela Lorena, as crianças puderam fazer inúmeras perguntas e também aprender sobre funcionamento da biblioteca. Conduzidos pela bibliotecária, os pequenos conheceram o Cantinho da Leitura onde ficam os gibis e o local dedicado às demais peças do acervo da escola.

“Estava ansiosa esperando por eles. Para deixá-los o mais a vontade possível, disse que eles poderiam pegar quaisquer títulos que lhes interessasse sem a necessidade de voltar com os livros para o lugar”, explicou Rafaela.

E deu certo. Pouco tempo depois de chegarem, todas as crianças já estavam espalhadas pela biblioteca, cada uma com seus títulos escolhidos.

E, para animar ainda mais a visita, houve sorteio de brindes, como estojos, agendas, lápis e cadernos. As crianças também ganharam um super kit de cuidados pessoais, composto por uma toalhinha e um squiz.

As crianças adoraram! Para a aluna do primeiro ano, Clarice Araújo Silva, 06 anos, a visita foi surpreendente. “Achei tudo muito legal! E teve até sorteio!”, conta a menina.

Outro aluno do primeiro ano, Marlon Rafael Santos, 06 anos, gostou mesmo foi da farra na biblioteca. “Foi muito divertido!”

O resultado da iniciativa também agradou às professoras. “Para nós, este tipo de atividade no qual os alunos tem contato mais estreito com os livros é muito importante. Principalmente no meu caso, que leciono para crianças em fase de alfabetização. Por meio dos desenhos e figuras dos livros, as crianças são estimuladas a construir novas histórias e começam a ter uma idéia positiva do livro e da leitura”, explica Érika Queiroga, professora Regente do primeiro ano.

As crianças mais velhas também gostaram da experiência. “Achei muito interessante a visita. Os livros são legais e a biblioteca tem um monte deles”, observou o aluno do quarto ano, Yuri Chiang, 9 anos.

Para a Supervisora do Ensino Fundamental I, Cláudia Amorim, o dia de hoje foi planejado para ser diferente e tudo saiu como planejado. “Hoje foi um dia atípico e nossa idéia era deixar as crianças o maior tempo possível na biblioteca; para que elas pudessem assimilar e entender o espaço. No decorrer do ano, as crianças visitarão a biblioteca  regularmente, uma vez por semana. Nosso objetivo é mostrar que existe algo mais, além do mundo virtual, dos computadores e da internet. Por isso, apresentamos para elas o mundo dos livros, que para nós, continua sendo o grande instrumento de educação, explica a supervisora.

Por: Robson Valentim