Chegou o dia! Hoje é a grande final do basquete nos Jogos Escolares de Belo Horizonte
por Gabrielle Rodrigues
A final dos Jogos Escolares de Belo Horizonte de basquete masculino (Módulo II) acontece hoje, 21 de junho, no ginásio do IPEM às 19h30. A equipe da casa enfrentará o time da Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida também por Estadual Central.
Essa é a primeira vez que a equipe IPEM participa da competição e já na estreia chega, orgulhosamente, na final. O time vitorioso se classifica e disputa os Jogos Estaduais de Minas Gerais.
Conversamos com o técnico Rafael Cláudio de Oliveira, que também treina as categorias sub-15 e sub-16 de basquete masculino do clube Mackenzie, e o jovem Thiago Martins, um dos atletas e aluno do 9° ano do IPEM.
De onde partiu a ideia de se inscreverem para os JEBH?
Treinador: Os próprios meninos tiveram a ideia de entrar nos jogos devido ao número de atletas que se conhecem, já sabiam que estudavam aqui, sabiam quem são os atletas que jogam basquete . Conversaram com a coordenação do colégio, deu certo e então me fizeram o convite, pois precisavam de um treinador e eu já sou o treinador no Mackenzie. A gente conversou e por causa da parceria entre o Mackenzie e o IPEM acabou dando certo.
Como é a rotina de treinamentos?
Treinador: A gente treina junto aqui no colégio uma vez por semana só, nas quartas-feiras. Sempre entre uma hora e meia de treino. Não treinamos mais por que eles têm aula. E os meninos já trazem uma bagagem dos clubes. Os que hoje não estão em algum clube já jogaram antes. Com uma hora, uma hora e meia na semana a gente consegue conciliar e ajustar tudo que precisa. Temos meninos do Olympico, do Minas Tênis Clube, Mackenzie e tem o Robert, aluno da escola que é refugiado da Síria. Os meninos acolheram ele no time e ele entrou pra fazer parte junto com a gente.
Quais as expectativas para o grande jogo?
Treinador: Expectativa muito boa, a gente tem totais condições de fazer um bom jogo pra conseguir a vitória. Vai ser um jogo com certeza muito equilibrado, o time do Estadual também tem esse elenco com jogadores que vieram de clubes, meninos muito bons, vai ser um jogo muito equilibrado, a gente está com uma expectativa muito legal de conseguir ganhar e conseguir classificar para a próxima fase que é o Estadual.
Encontraram dificuldade em equilibrar atividades escolares com os treinos?
Thiago: O treino por ser uma vez por semana é mais tranquilo de conciliar, na hora do treino não tem aula nem nada do tipo, então é bem tranquilo, acho que os meninos também não encontram dificuldades.

Foto: FEEMG
Vocês imaginaram que chegariam tão longe no campeonato?
Thiago: A gente se inscreveu, mas acho que ninguém achou que que iria chegar tão longe porque até então não tinha nenhum entrosamento, é o primeiro ano da equipe então foi uma coisa meio inesperada.
Entre as escolas que disputaram, existe alguma que vocês encaram como um rival?
Thiago: A gente ganhou todos os jogos e como é o nosso primeiro ano, acho que rival não tem, acho que o time que “bate” assim com a gente é o Estadual, não é nosso rival, mas é o um grande adversário falando de nível esportivo e de jogadores.
Treinador: Não existe uma rivalidade porque muitos dos meninos se conhecem, essa rivalidade acaba sendo um pouquinho diminuída por isso, no dia a dia eles se encontram, fica mais tranquilo. Mas acontece. Quando existem muitos confrontos nos jogos isso passa a acontecer.

Foto: FEEMG
Como é o relacionamento entre os companheiros de time?
Thiago: É muito bom. A gente se encontra tanto nos treinos quanto em escolas, nas aulas, um relacionamento muito bom. A gente conversa, se encontra dentro e fora de quadra. A gente é amigo, mais do que companheiros de clube, mas amigos uns dos outros.
Vocês estão ansiosos?
Thiago: Demais! A gente não para de falar disso todo mundo empolgadíssimo, todo mundo colocou nas redes sociais, tá bem legal o clima.

Foto: FEEMG
Deixe uma resposta!
Participe