Poluição Atmosférica e ciência forense estudadas no laboratório de Química
Hoje vamos destacar duas atividades realizadas nas aulas da Professora de Química Flávia.
Os educandos do 1° ano EM fizeram uma atividade centrada no tema Poluição Atmosférica.
Foram estudadas as relações entre os óxidos ácidos, as reações químicas que ocorrem na atmosfera e a poluição em grandes centros urbanos.
Por meio de leituras, reflexões individuais, discussões em grupo e atividade experimental, os educandos estudaram com maior profundidade como ocorre e os efeitos da chuva ácida nas grandes cidades, contribuindo assim para sua formação como cidadãos críticos e capazes de atuar para transformar a realidade em que vivem.
E como parte da intervenção pedagógica da estagiária Gabriela, os estudantes do 3° ano realizaram atividades experimentais e de leitura para estudar mais de perto a relação da Química Orgânica com a Ciência Forense.
Com a orientação e acompanhamento da professora Flávia, foram desenvolvidos experimentos como a simulação do teste do bafômetro e a produção de ácido acético a partir do etanol para verificar na prática como ocorrem as reações de oxirredução orgânicas. Além disso, foi exemplificado como o teste de detecção de manchas de sangue com o reagente orgânico luminol é feito por agentes de investigação criminal.
Todas as atividades foram propostas com o intuito de visualizar a presença e importância da Química Orgânica no cotidiano.
Deixe uma resposta!
Participe