Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I  – Porta de entrada para um mundo de aprendizado, novas descobertas e valores

O Ensino Fundamental I atende a faixa etária de 6 a 10 anos, com 4 anos de duração, conforme legislação vigente (Lei Federal nº 11.114/2005). É oferecido em regime seriado, do ano inicial (6 anos) ao 5 ano, enfatizando o desenvolvimento integral dos educandos.

Baseia-se na concepção sócio-construtivista de ensino e aprendizagem e do sujeito aprendiz, buscando relações educativas efetivas, a partir da compatibilidade dos objetivos, conteúdos e projetos compartilhados por professores e alunos.

Propõe-se a desenvolver a capacidade de aprender, tendo como base o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que a sociedade se sustenta. Baliza suas ações pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelos PCN, acompanhando as pesquisas referentes ao processo de desenvolvimento humano e da construção do conhecimento, para enriquecer as práticas de sala de aula e preservar a autonomia de sua configuração específica.

No Ensino Fundamental I promovemos a socialização, o saber, à ciência, as técnicas, as artes e, temos como propósito, resgatar os valores humanísticos e dar condições para que o aluno desenvolva suas potencialidades e alcance a sua auto-realização como pessoa e como cidadão. (Ser pensante)

O objetivo é proporcionar ao educando, através de experiências curriculares adequadas a cada faixa etária, a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades e a preparação para o exercício da cidadania.

Busca-se a formação de uma consciência social crítica, sólida e democrática, respeitando-se as particularidades do educando e seu estágio de desenvolvimento. Aqui, o educando, gradativamente, amplia e recria suas experiências e suas articulações com o saber; desenvolve o raciocínio, o respeito mútuo, a solidariedade, a responsabilidade, o espírito crítico e o amor aos estudos.​

Fale com o IPEM
1
Fale com o IPEM
Olá, meu nome é Bárbara. Como posso ajudar?