Tríduo de Santo Antônio Maria Zaccaria

Hoje, iniciaram-se as celebrações do Tríduo de Santo Antônio Maria Zaccaria. No primeiro dia do Tríduo, celebramos a juventude de Santo Antônio Maria com o tema: “A Renovação da Fé Cristã”, Veja abaixo um pouco de sua biografia e, em seguida,  todos são convidados para fazer a oração do dia.

A juventude de Santo Antônio Maria Zaccaria

As poucas pistas que temos são suficientes para delinear o perfil espiritual, religioso e cultural do jovem Antônio, sob os cuidados amorosos de sua mãe Antônia. Com a mãe, ele aprendeu a dedicar longos momentos de oração cada dia, a frequentar a Igreja, a ouvir os ensinamentos religiosos com bom desejo. Ele então escolheu como guia e mestre na piedade e no estudo um religioso dominicano, frei André Marcello, um famoso teólogo, com quem ele procurava orientação e confissões espirituais. Os historiadores transmitem o episódio da capa aos pobres. Um dia, durante o inverno, ao voltar da escola, Antônio Maria vê um pobre homem sofrendo por causa do frio no caminho. Ele tira a bela capa de veludo e cobre o indigente; depois foi para casa, onde temia a reprovação de sua mãe que o abraça com ternura.

Oração:

Senhor, que escolhestes na vossa Igreja Santo Antônio Maria Zaccaria, para mostrar aos homens o caminho da salvação, concedei-nos que o seu exemplo nos ajude a seguir Jesus Cristo, nosso Mestre, para possamos alcançar um dia, juntamente com os nossos irmãos e irmãs, a glória do vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.