Segundo dia do Tríduo de Santo Antônio Maria Zaccaria

Segundo dia do tríduo: A família

Tema: “Tratem a todos como irmãos da mesma família”

 

Breve biografia:  Santo Antônio e sua família

 

Ele é batizado com o nome de Antônio Maria. Com os olhos voltados para o futuro, os dois pais veem um novo horizonte aparecer aquele dia, que ilumina o futuro da família. O pequeno Antônio Maria tinha apenas 27 meses quando seu pai Lazaro morreu. A sua mãe Antônia, uma mulher inteligente e experiente, viúva aos 18 anos, dedicou-se com trabalho e exemplo à educação do filho, como era costume numa família nobre. As poucas pistas que temos são suficientes para delinear o perfil espiritual, religioso e cultural do jovem, sob o cuidado amoroso da mãe.

 

Sermão IV de Santo Antonio Maria Zaccaria

Os pais de família, em sua casa, também têm autoridade, por isso, devem ser respeitados. Por causa desse mandamento, você tem a obrigação de cuidar dos que trabalham na sua casa. Dizia Paulo: “Se alguém não cuida dos seus e principalmente dos que são de sua própria casa, esse renegou a fé e é pior do que um incrédulo” (1Tm.5,8). Caríssimo, olhe só aquele homem rico: depois que foi para o inferno, tinha cuidado com os seus irmãos, para que não sofresse mais do que já estava sofrendo e dizia a Abraão: “Manda Lázaro…” (Lc.16,24). E você, verifique se está cuidando direito de todos os homens com uma boa palavra, com exemplos de vida e com gestos concretos, porque Deus impõe, a cada um, deveres para com o seu próximo, principalmente para com os que estão aos seus cuidados e, mais ainda, para com os jovens [20433, 20435].

 

Oração

Deus de misericórdia, que nos fortaleceis com o exemplo e a proteção dos vossos santos para avançarmos no caminho da salvação, humildemente Vos pedimos que, recordando a Santo Antônio Maria Zaccaria, imitemos as suas virtudes para chegarmos à glória do vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém.

0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *