Foto: Orlando Bento/MTC

EX-ALUNOS DO IPEM CONDUZEM A TOCHA OLÍMPICA

A Tocha Olímpica já está entre nós! Esta semana, um dos símbolos mais significativos da festa mais importante do esporte mundial, _os Jogos Olímpicos; chegou ao Brasil. E dois ex-alunos do Instituto Padre Machado tiveram a honra de conduzi-la em solo brasileiro.

Escolhida pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff,  Fabiana Claudino, bicampeã olímpica em 2008 e 2012 marca território mais uma vez na História dos Jogos olímpicos como a primeira a conduzir a Tocha em solo brasileiro.  A capitã da seleção brasileira de vôlei estudou no Instituto Padre Machado em 2001. Fabiana recebeu a tocha da presidente Dilma na cerimônia de acendimento da tocha no Palácio do Planalto.  Pelas redes sociais Fabiana comentou sobre como viveu este momento. “Sabe aqueles momentos na vida que jamais você vai esquecer? Hoje foi assim! Me senti invadida de tanto amor, carinho e orgulho! Sou negra, mulher, brasileira e atleta. A emoção de representar todo o povo brasileiro na chegada da chama olímpica em solo brasileiro é difícil de caber dentro do peito.”, postou a campeã Fabiana em sua rede social.

Outro ex-aluno do Instituto Padre Machado a quem coube a honra de conduzir a Tocha Olímpica foi o nadador multicampeão Thiago Pereira(foto: Orlando Bento/MTC). O medalhista olímpico estudou no Instituto Padre Machado em 2003. Na cerimônia de acendimento da tocha em Brasília, foi dele um dos discursos mais emocionantes. ”Queria passar uma mensagem para todos. Nós atletas estivemos nos preparando em todos esses anos como nunca. Vocês podem ter certeza de que vamos lutar muito. Vamos nadar muito, correr muito, jogar muito. Vamos brigar por cada gota de suor ou cada milésimo de segundo, cada centésimo para a gente alcançar o melhor resultado para o nosso Brasil.”, disse o nadador.

Muito emocionado, o atleta do Minas Tênis Clube e da seleção brasileira, lembrou em seu discurso de outro brasileiro, ícone do esporte mundial , Aírton Senna.  “Essa semana até eu fiquei bem tocado e comovido, faz 22 anos que o nosso Ayrton Senna se foi. Então, aproveitando esse momento de Jogos Olímpicos Rio2016, de lembrar de tudo o que ele fez, de ter orgulho da nossa bandeira, de vestir o nosso uniforme verde e amarelo. Acho que essa vai ser a grande mensagem que vai ficar para quem tiver presente nos Jogos, para aqueles que estiverem assistindo, aliás, convoco a todos que não puderem estar presentes no Rio que assistam e torçam de onde estiverem”, concluiu.

Itinerário da Tocha Olímpica no Brasil

A chama olímpica foi acesa em 21 de abril numa solenidade em Olímpia, na Grécia. Naquele país, ela percorreu 450 quilômetros e seguiu para Lausanne, sede do Comitê Olímpico Internacional, onde fez uma parada de 3 dias. Para se preservar o aceso o fogo olímpico entre tantas idas e vindas, a chama é transferida para uma lanterna e depois reacendida em piras e tochas ao longo do caminho.

Após a transferência da chama olímpica para uma lanterna, a chama viajou de avião até o Brasil.Ao todo, a Tocha Olímpica passará por 324 cidades no país, levada por doze mil pessoas condutores. Por terra, ela percorrerá em solo brasileiro cerca de 20 mil quilômetros e  16 mil km por avião. Tudo em 95 dias.

Em Minas, a Tocha Olímpica chega neste sábado (7), em Araguari, no Triângulo Mineiro. Betim, Contagem na Região metropolitana além de belo Horizonte, recebem a chama olímpica dia 14 de maio. Após passar pela Zona da Mata, segue para a região noroeste do Rio e Espírito Santo.