Como vai a minha escola?

Em tempos de pandemia do Novo Coronavírus, estamos todos com muitas saudades da escola e das interações e vivências que lá partilhávamos. Depois de meses sem visitar o local, muitos devem se perguntar: “como vai o IPEM?”

O Instituto Padre Machado, através de sua equipe gestora, comunica que está trabalhando para manter a escola limpa, higienizada e também adaptada à nova realidade que estamos vivenciando. Para isso, os protocolos de medidas internacionais e de outros estados brasileiros para o retorno seguro das escolas foram estudados de modo que a infraestrutura do IPEM fosse adequada e, desde já, várias ações foram executadas.

Enfatizamos que a gestão IPEM zela, primordialmente, pela saúde e segurança de sua comunidade escolar e está ciente que ainda não é o momento para o retorno das aulas presenciais. Contudo, algumas medidas precisavam ser testadas e implementadas para oferecermos maior segurança, inclusive, aos colaboradores e terceirizados da escola que, porventura, precisem trabalhar no local.

Como muitos já devem saber, o  SINEP-MG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais), em parceria com a AMECI (Associação Mineira de Epidemiologia e controle de infecções), liberou um protocolo referencial para o retorno às atividades escolares presenciais para que as escolas particulares do estado e de Belo Horizonte façam seus planejamentos, enquanto ainda aguardam os protocolos oficiais do estado e do município, ainda em elaboração.

A nossa satisfação foi descobrir que não só estamos alinhados às medidas de segurança recomendadas, como já aplicamos algumas delas.

Quais  medidas são essa?

1. Investimos na infraestrutura da escola para a higienização das mãos, disponibilizando dispensadores de álcool gel e pias com recipientes de sabonete líquido em pontos estratégicos, acompanhados de instruções e recomendações sobre a higienização correta das mãos através de cartazes e outros materiais gráficos;
  2. Disponibilizamos dispensadores de álcool gel em todas as salas de aula;
  3. Adquirimos termômetros infravermelhos para a mensuração de temperatura na entrada da escola;
  4. Estabelecemos a sinalização dos espaços com demarcadores para o distanciamento mínimo recomendado (1,5m de distância);
  5. Realizamos, de forma ampla e acessível, a higienização dos ambientes e espaços físicos com quaternário de amônio, produto recomendado pela AMECI por agir como detergente e desinfetante, eficiente na eliminação do vírus.

Vejam no vídeo abaixo as nossas ações:

Queremos também comunicar que outras medidas protocolares de cunho administrativo e pedagógico serão trabalhadas e aplicadas durante este período de suspensão das aulas presenciais, sobretudo quando já houver um cronograma de retomada previsto pelas autoridades governamentais e municipais.

A gestão IPEM se compromete a manter um diálogo transparente e constante com a comunidade escolar através de nossos canais de comunicação (site, redes sociais, e-mail e atendimentos remotos), para que as soluções mais amplas e seguras possam ser tomadas visando o bem-estar de todos.

Enquanto este momento de retorno presencial não chega, busquemos seguir as recomendações das autoridades sanitárias e nos protegermos da pandemia que transita pelo seu momento mais crítico em nosso estado.

Fiquem bem, fiquem em casa!

Abraço fraterno,

A gestão IPEM

Créditos do vídeo:
Edição: ComunicaIPEM
Agradecimentos a 3D Serviços Terceirizados.
Trilha sonora: Bensound.com/ Acoustic Breeze