ALUNO DO E IPEM DÁ SHOW DE MÁGICA PARA ENSINAR, EM SALA DE AULA, QUÍMICA DE FORMA LÚDICA E DIVERTIDA

Mágico profissional há mais de dez anos, o  aluno João Pedro Azevedo e a professora de química, Flávia Ramalho, elaboraram uma aula em que a mágica conduzia o aprendizado de forma muito divertida.

Ele chega de cartola,fraque e mesa profissional dentro da sala de aula. A proposta do aluno é  fazer um show de mágica. Durante o show, o mágico pega um isopor e, boquiaberta, a platéia assiste ao isopor comprido sendo tragado por um minúsculo pote .

Em outro número, o mágico despeja o leite de um copo num pequeno saco plástico e quando abre o saco, ao invés de leite saem flores coloridas. Animado o mágico pede um membro da platéia que escolha uma carta . O mágico obviamente não vê a carta escolhida. Ao manuseá-la e mostra-la ao público, o mágico mistura a carta no baralho. E de repente, a carta escolhida aparece estampada pelo fogo numa folha de jornal.

O educando IPEM João Pedro executa sua mágica com o auxílio do educando Lucas Polesca.

Incansável, o mágico pega um copo de água e o vira num outro copo. Transparente, vemos a água cair no outro copo já com a coloração verde. Ao virar o líquido verde em outro copo, a plateia vê espantada, o líquido ficar vermelho.

Gostou!?! Essas e outras mágicas só são possíveis graças às propriedades umectantes (absorção de líquidos) dos polímeros e à presença dos indicadores_ substâncias utilizadas na química para saber se uma solução apresenta um pH ácido, básico ou neutro. E foi dessa forma que o educando João Pedro Azevedo e a professora de química, Flávia Ramalho, ensinaram sobre polímeros e indicadores no IPEM-  Instituto Padre Machado .

Para a professora de química, Flávia Ramalho,  foi uma maneira descontraída de ensinar. “Acredito que devemos buscar formas diferentes de ensinar e de trazer esse aluno para o mundo do conhecimento”.

O aluno, João Pedro Azevedo, que é mágico profissional e membro da Associação Brasileira de Ilusionismo há mais de 10 anos, achou bastante enriquecedora a experiência. “Foi desafiador e interessante propor um show de mágica no qual eu pudesse colocar a matéria que estudamos em sala de aula. Eu e a professora de química Flávia Ramalho ficamos bem felizes com o resultado”, comemora o educando IPEM João Pedro.