5 de julho – Dia de Santo Antônio Maria Zaccaria


Breve Biografia de Santo Antônio Maria

Nascido na nobreza italiana em 1502, Antônio Maria Zaccaria se tornou órfão de pai ainda muito criança. Inteligente e caridoso desde pequeno, dizia-se que era comum chegar ao colégio sem seu manto por ter deixado nos ombros de algum mendigo com frio que encontrara pelo caminho. Ainda muito jovem, aos 18 anos, depois de doar toda sua herança à sua mãe, foi estudar filosofia em Pávia e medicina em Pádua. Antônio Maria usava todo o seu tempo para meditar e era conhecido por seu comportamento simples e humilde.

Depois de formado, exerceu a medicina junto ao povo, cuidando principalmente dos mais desfavorecidos. Conta-se que além de curar os males do corpo, ele também confortava as tristezas da alma de seus pacientes e distribuía remédios dando-lhes esperança e paz de espírito.

Em 1528, Antônio Maria decidiu dedicar-se mais à espiritualidade e à cura dos males da alma, assim, ordenou-se sacerdote e foi exercer seu apostolado em Milão, onde fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo. Os membros desta congregação ficaram conhecidos como “Religiosos Barnabitas”. Mais tarde, fundou a Congregação Feminina das Angélicas de São Paulo e criou o Grupo de Casais, para os leigos.

Foi considerado o pioneiro da Pastoral Familiar na história da Igreja. Toda a sua Obra se voltou à reforma do clero e dos leigos, reaproximando-os dos legítimos preceitos cristãos.

 

Oração a Santo Antônio Maria em tempo de pandemia do Novo Coronavírus

 

0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *