No dia 21 de agosto, os Religiosos Barnabitas celebram 116 anos de presença no Brasil

Há 116 anos atrás, em 21 de agosto de 1903, atracaram em Pernambuco e no Pará dez Religiosos Barnabitas, de nacionalidade belga, francesa e italiana. Naquele Estado, as missões duraram apenas dois anos, pois, era inviável a vida em comum, já que a distância das quatro paróquias assumidas da capital é de 530,3 km. Já no Pará, desembarcaram: Pe. Emilio M. Richert, Pe. Paulo M. Lecourieux, Pe. Pedro M. Charvy, Pe. Julio M. Vanbecelaere e o Irmão Vito M. Di Cecca, todos recebidos pelos Irmãos Maristas, que os acolheram no Convento do Carmo, localizada na atual Cidade Velha.

Atualmente, os Barnabitas estão presentes nos seguintes Estados: Pará, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Parabéns aos Religiosos Barnabitas, que o exemplo de seus pioneiros os inspirem em suas caminhadas de fé e dedicação às suas sagradas missões em território brasileiro.

Fonte: Basílica Santuário de Nazaré