Qual a composição da Gasolina no Brasil?

Um dos assuntos mais falados na última semana foi a alta no valor dos combustíveis fósseis como a gasolina e o gás natural. Pagar tão caro para abastecer os carros nos faz pensar se os postos estão entregando um produto de qualidade ao consumidor final. Mas, qual será a composição da gasolina que consumimos no Brasil?
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono. É formada por uma mistura de mais de 200 tipos de hidrocarbonetos e outros componentes em menores quantidades, portanto, a gasolina NÃO TEM uma fórmula definida, ela varia de acordo com o petróleo e o seu processo de refino.
No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
Os educandos do Terceiro ano foram ao laboratório de Química com a Professora Flávia determinar qual o teor de álcool na amostra de gasolina coletada e assim verificar se ela está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso. A atividade ajudou os alunos a compreender os processos físico-químicos envolvidos na determinação do teor alcoólico da gasolina (prática) e reconhecer a aplicação da Química no controle de qualidade de combustíveis.

 

0 respostas

Deixe uma resposta!

Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *