ENSINO FUNDAMENTAL Anos Iniciais
Porta de entrada para um mundo de aprendizado, novas descobertas e valores
O Ensino Fundamental Anos iniciais atende a faixa etária de 6 a 10 anos, com 5 anos de duração, conforme legislação vigente (Lei Federal nº 11.274/2006). A proposta pedagógica é oferecer à criança um ensino aprendizagem de excelência, humanizado e de formação integral do ser/criança na fase de alfabetização e letramento.
Baseia-se na concepção sócio-construtivista de ensino e aprendizagem e do sujeito aprendiz, buscando relações educativas efetivas, a partir da compatibilidade dos objetivos, conteúdos e projetos compartilhados por professores e alunos.
Propõe-se a desenvolver a capacidade de aprender, tendo como base o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que a sociedade se sustenta. Baliza suas ações pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelos PCN, acompanhando as pesquisas referentes ao processo de desenvolvimento humano e da construção do conhecimento, para enriquecer as práticas de sala de aula e preservar a autonomia de sua configuração específica.
No Ensino Fundamental Anos iniciais promovemos a socialização, o saber, à ciência, as técnicas, as artes e, temos como propósito, resgatar os valores humanísticos e dar condições para que o aluno desenvolva suas potencialidades e alcance a sua autorrealização como pessoa e como cidadão. (Ser pensante)
O objetivo é proporcionar ao educando, através de experiências curriculares adequadas a cada faixa etária, a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades e a preparação para o exercício da cidadania.
Busca-se a formação de uma consciência social crítica, sólida e democrática, respeitando-se as particularidades do educando e seu estágio de desenvolvimento. Aqui, o educando, gradativamente, amplia e recria suas experiências e suas articulações com o saber; desenvolve o raciocínio, o respeito mútuo, a solidariedade, a responsabilidade, o espírito crítico e o amor aos estudos.
ENSINO FUNDAMENTAL Anos Finais
Atende a faixa etária de 10 a 14 anos, com 4 anos de duração, conforme legislação vigente (Lei Federal nº 11.114/2005). É oferecido em regime seriado, do ano inicial (sexto ano) ao 9º ano, enfatizando o desenvolvimento integral dos educandos.
Baseia-se na concepção sócio-construtivista de ensino e aprendizagem e do sujeito aprendiz, buscando relações educativas efetivas, a partir da compatibilidade dos objetivos, conteúdos e projetos compartilhados por professores e alunos.
Propõe-se a desenvolver a capacidade de aprender, tendo como base a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que a sociedade se sustenta. Baliza suas ações pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelos PCNs, acompanhando as pesquisas referentes ao processo de desenvolvimento humano e da construção do conhecimento, para enriquecer as práticas de sala de aula e preservar a autonomia de sua configuração específica.
O Instituto Padre Machado, está sempre em busca de tornar o educando um protagonista da sua própria aprendizagem, por isso trabalha com a proposta dos Projetos Interdisciplinares. Objetivamos desenvolver, a cada etapa, pesquisas e estudos de temas atuais com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências. Este projeto permite uma avaliação periódica de desempenho e oportuniza as intervenções pedagógicas necessárias na busca da formação de jovens capazes de resolverem os problemas reais.
ENSINO MÉDIO
Oferecido em regime seriado, organizado em 3 anos, prepara o aluno para a complexidade da vida em sociedade e o mundo do trabalho, podendo encaminhá-lo para os cursos de universidades, faculdades e outros. O Projeto Scientie é o responsável por promover uma série de visitas técnicas, oficinas e workshops, aulões e palestras com profissionais de perfis e atividades variadas, enfatizando o ingresso na vida universitária.
Assim, o IPEM – Instituto Padre Machado propõe um Ensino Médio baseado no desenvolvimento de competências e habilidades que tornam o educando apto a dar respostas aos desafios contemporâneos da vida e do mercado de trabalho.