O exemplo Zaccariano nos dias de hoje

No dia 5 de julho, celebramos o aniversário de Santo Antônio Maria Zaccaria, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, os Religiosos Barnabitas. Para tal ocasião, conversamos com o seminarista barnabita Robert Barbosa sobre como seguir sendo Antônio Maria Zaccaria e como levar seu exemplo nos dias de hoje.

Segue o depoimento:

“Não é fácil, pois Antônio Maria Zaccaria vivia um momento de reforma da Igreja e a Reforma protestante, onde a Igreja passava por muitos problemas e ele foi procurando reformar o seu interior e consequentemente também o seu exterior. Hoje não seria diferente. Nós vivemos em um mundo muito conturbado, com muitos problemas, seja político, financeiro ou seja humano. Ser Antônio Maria Zaccaria hoje não é fácil porque procurar levar Deus, levar a palavra de Deus para o próximo é difícil porque não aceitam. No mundo de hojefalar de Deus infelizmente para muitos é algo vergonhoso, o que era antes algo esplêndido tornou-se algo carrasco. Então esse é o desafio: procurar levar Deus no mundo de hoje tão conturbado. Antônio era um homem que prezava muito pelo próximo, ele até nos diz que o único caminho para chegar até Deus é o próximo. O próximo é nosso irmão, e este é um grande canal de graça em busca da perfeição. Este canal de graça nós buscamos sempre degrau por degrau, reconhecer no outro o quanto precisamos dele, seja um médico, seja para comprar alguma coisa, seja até mesmo para conversar: nós precisamos sempre do próximo.

Então é isso que deixo para vocês: que possamos reconhecer sempre a importância do outro em nossas vidas e saber que sozinhos é difícil caminhar nesse mundo tão conturbado de hoje. Aqui deixo um abraço e um fraterno carinho para todos vocês.”