Ex-aluna encontra nas Aulas de Biologia inspiração para escolha da carreira

Ex-aluna IPEM conta como a Biomedicina surgiu em sua vida a partir das aulas de biologia de um professor apaixonado pelo que faz. Uma história que mostra como a paixão em ensinar pode inspirar, despertar novas paixões e mudar vidas.

Mariana Polastri está vivendo uma fase muito nova em sua vida. Aos 19 anos, ela cursa o segundo período de Biomedicina na FUMEC. Com olhos brilhantes e muita fé no futuro, a ex- aluna IPEM, se recorda com gratidão os anos que passou no Instituto Padre Machado. De riso fácil,  ela conta que “deu muito trabalho na escola (risos)”. Mas, que cada puxão de orelha e  a cada nova visita à coordenação, ajudaram a fazer dela a pessoa que é hoje.

A ex-aluna entrou no IPEM em 2015 para cursar o primeiro ano. Imaginando uma escola mais focada no ENEM, Polastri conta que, ao chegar como aluna no Instituto Padre Machado, teve uma surpresa. “Quando entrei na escola, no primeiro dia de aula, pensei ser apenas mais uma escola onde a única preocupação é o VESTIBULAR. Mas, me surpreendi. Vi que, lá dentro, cada um de nós, alunos e ex-alunos, tem um espaço no coração. Digo isso, pois, apesar de (ter dado) tanto trabalho, sou recebida,  até hoje, com carinho e afeto por todos os professores, coordenadores e demais funcionários da equipe IPEM.”

E é com muito carinho e saudade que Mariana se lembra de cada professor e, de como, cada um , com seu jeito, contribuiu para sua formação. “Sou muito grata a isso, essa equipe (de professores) tem muita responsabilidade em parte da mulher que estou me tornando”, pondera Polastri.

Uma convivência, que, segundo a ex-aluna, marcou sua juventude com um aprendizado que serviu para a vida.“Aprendi ali dentro como é respeitar as diferenças e, o principal, como fazer a diferença”, explica a ex-aluna.

Atualmente, cursando o segundo período de Biomedicina, Mariana diz estar muito feliz com o rumo que sua vida está tomando. “O curso é maravilhoso, tenho grandes professores e, a cada dia que passa, tenho mais certeza de onde quero chegar e de que estou no caminho certo”, crava a ex-aluna.

E nesta história, Mariana conta que mais uma vez o IPEM teve um papel importante, na pessoa de um de nossos professores. “Mas, um professor em especial me inspirou a ir para essa área tão linda que é a da saúde/biológicas. Sempre me interessei bastante por essa área de biologias, mas, suas aulas me inspiraram mais e mais! A sua paixão por lecionar e a preocupação em passar cada gota de conhecimento para seus alunos me emocionou e me emociona até hoje”, explica Mariana.

Para terminar, nossa ex-aluna, Mariana Polastri, deixa uma palavra para os educandos IPEM que vão escolher um curso e uma profissão para exercer no futuro. “Tenham calma! Ninguém é obrigado a sair do terceiro ano e entrar direto na faculdade. Escolham o curso com calma e tenham na cabeça que, se não gostar, ainda está em tempo de mudar. Escolham aquilo que faça vocês felizes. A escolha é só sua e de mais ninguém. E aproveitem o resto da vida na escola. Faz falta! Faculdade é muito bom, mas, a responsabilidade aumenta. Façam uma escolha sábia e cada uma no seu tempo” conclui Mariana.

Mari Polastri e o Coordenador pedagógico Samuel Vilaça