MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE FECHA SEGUNDA ETAPA DA TRILHA DO CONHECIMENTO

Ar condicionado que não usa energia elétrica, serpentina que esquenta água para banho feita a partir de garrafas pet, sofás feitos de material reciclável. Todos estes trabalhos foram vistos na mostra “Sustentabilidade e Meio Ambiente” organizada pelos alunos do IPEM em conjunto com os professores.

Os trabalhos fazem parte do principal projeto pedagógico do IPEM, a Trilha do Conhecimento, que já se encontra em sua segunda etapa. Por meio de eixos temáticos que movimentam toda escola a cada novo trimestre, alunos e professores desenvolvem trabalhos que perpassam todas as disciplinas, construindo diferentes trilhas na produção do saber. O que faz da aprendizagem um espaço de partilha e autoconhecimento. Na primeira etapa o tema trabalhado foi “Brasil: Cultura, religião e sociedade”. O que culminou com a apresentação de um “Museu Vivo” que movimentou toda a escola.

Agora com o tema “Sustentabilidade” os alunos foram convidados a explorar o mundo da reciclagem, da produção de alimentos, da indústria e o comportamento da sociedade em relação a tudo isso.  A ideia era abordar e/ou criar soluções inovadoras para os principais problemas a serem enfrentados pela sociedade contemporânea quando o assunto é a sustentabilidade e preservação de recursos naturais.

Para isso, as salas foram divididas em pequenos grupos e os trabalhos separados por ano, da seguinte maneira:

Sexto Ano – Reaproveitamento do Lixo – Michelli Piancastelli e Pedro Felipe Costa

Sétimo Ano – Reaproveitamento de Metais – Michelli Piancastelli e Pedro Felipe Costa

Oitavo Ano – Matemática e Sustentabilidade – Michelle Piancastelli e Pedro Felipe Costa

Nono Ano – Fontes Alternativas de Energia – Professores Gabriela Ramos e Petrônio Freitas

Primeiro Ano – Reaproveitamento de Alimentos / Receitas, Degustação e Cosméticos – Professores Tiago Abdo e Flávia Ramalho

Segundo Ano – Reaproveitamento na produção de brinquedos – Professora Viviane Miranda

A turma do sexto ano apresentou o ciclo do reaproveitamento e reciclagem do papel, e também mostrou sofás, mesa de centro e outros ornamentos para decoração feitos a partir de materiais recicláveis. Os alunos do sétimo ano criaram uma grande indústria de reciclagem do metal na qual os visitantes entravam na estrutura construída de papelão e outros materiais recicláveis e/ ou reaproveitados, e recebiam explicações a medida em que percorriam cada etapa do processo.

IMG_4413[1]Nos estandes dos alunos do oitavo ano, destaque para a  interessante maneira de colocar a matemática a serviço da conscientização. Os alunos montaram criativos gráficos feitos de materiais recicláveis e até alimentos, para informar os principais dados sobre sustentabilidade tais como a produção de lixo e o percentual desse lixo que pode ser reciclado ou mesmo um comparativo dos diferentes tipos de lâmpadas existentes no mercado e a economia de energia produzida por cada tipo.

Os alunos do nono ano falaram  sobre fontes alternativas de energia que possam ser usadas garantindo a preservação de recursos naturais para as gerações futuras. Eles mostraram na prática e, em pequena escala, como funciona o processo de produção da energia eólica. Muito interessante também  a demonstração de produção de energia elétrica a partir da propulsão humana usando para isso um motor e uma bicicleta. Outro grupo de alunos mostrou a produção de energia elétrica a partir do movimento.

O primeiro ano ficou com a parte mais gostosa da mostra. Os alunos trouxeram receitas que extraíam o máximo dos alimentos reaproveitando partes que não são muito usadas para consumo como o  talo, a casca e as raízes. Sucos energéticos, com efeitos anti-inflamatórios e até que previnem doenças graves como câncer estiveram presentes na mostra. E o melhor: quem esteve lá pode saborear tudo!

Os alunos do primeiro ano também inovaram montando um “spa” na mostra. A ideia era oferecer tratamento de beleza completo usando cosméticos feitos com produtos encontrados em casa como mel, limão e bicabornato. Massagem nas mãos, tranças nos cabelos, hidratantes e esfoliantes para a pele fizeram grande sucesso.

Já o segundo ano transformou a mostra numa grande brincadeira. Fantasiados de personagens de desenhos animados, filmes e contos de fadas, os alunos convidavam os visitantes a entrar e aprender sobre o universo dos brinquedos. Quem visitou os estandes viu caça-palavras, totó, jogos de chá e até uma estação de trem. Tudo feito de material reciclável. Todo o trabalho foi feito em parceria com a turminha do Ensino Fundamental 1, que ao final da mostra, foi presenteada com os brinquedos.

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!