MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE FECHA SEGUNDA ETAPA DA TRILHA DO CONHECIMENTO

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ar condicionado que não usa energia elétrica, serpentina que esquenta água para banho feita a partir de garrafas pet, sofás feitos de material reciclável. Todos estes trabalhos foram vistos na mostra “Sustentabilidade e Meio Ambiente” organizada pelos alunos do IPEM em conjunto com os professores.

Os trabalhos fazem parte do principal projeto pedagógico do IPEM, a Trilha do Conhecimento, que já se encontra em sua segunda etapa. Por meio de eixos temáticos que movimentam toda escola a cada novo trimestre, alunos e professores desenvolvem trabalhos que perpassam todas as disciplinas, construindo diferentes trilhas na produção do saber. O que faz da aprendizagem um espaço de partilha e autoconhecimento. Na primeira etapa o tema trabalhado foi “Brasil: Cultura, religião e sociedade”. O que culminou com a apresentação de um “Museu Vivo” que movimentou toda a escola.

Agora com o tema “Sustentabilidade” os alunos foram convidados a explorar o mundo da reciclagem, da produção de alimentos, da indústria e o comportamento da sociedade em relação a tudo isso.  A ideia era abordar e/ou criar soluções inovadoras para os principais problemas a serem enfrentados pela sociedade contemporânea quando o assunto é a sustentabilidade e preservação de recursos naturais.

Para isso, as salas foram divididas em pequenos grupos e os trabalhos separados por ano, da seguinte maneira:

Sexto Ano – Reaproveitamento do Lixo – Michelli Piancastelli e Pedro Felipe Costa

Sétimo Ano – Reaproveitamento de Metais – Michelli Piancastelli e Pedro Felipe Costa

Oitavo Ano – Matemática e Sustentabilidade – Michelle Piancastelli e Pedro Felipe Costa

Nono Ano – Fontes Alternativas de Energia – Professores Gabriela Ramos e Petrônio Freitas

Primeiro Ano – Reaproveitamento de Alimentos / Receitas, Degustação e Cosméticos – Professores Tiago Abdo e Flávia Ramalho

Segundo Ano – Reaproveitamento na produção de brinquedos – Professora Viviane Miranda

A turma do sexto ano apresentou o ciclo do reaproveitamento e reciclagem do papel, e também mostrou sofás, mesa de centro e outros ornamentos para decoração feitos a partir de materiais recicláveis. Os alunos do sétimo ano criaram uma grande indústria de reciclagem do metal na qual os visitantes entravam na estrutura construída de papelão e outros materiais recicláveis e/ ou reaproveitados, e recebiam explicações a medida em que percorriam cada etapa do processo.

IMG_4413[1]Nos estandes dos alunos do oitavo ano, destaque para a  interessante maneira de colocar a matemática a serviço da conscientização. Os alunos montaram criativos gráficos feitos de materiais recicláveis e até alimentos, para informar os principais dados sobre sustentabilidade tais como a produção de lixo e o percentual desse lixo que pode ser reciclado ou mesmo um comparativo dos diferentes tipos de lâmpadas existentes no mercado e a economia de energia produzida por cada tipo.

Os alunos do nono ano falaram  sobre fontes alternativas de energia que possam ser usadas garantindo a preservação de recursos naturais para as gerações futuras. Eles mostraram na prática e, em pequena escala, como funciona o processo de produção da energia eólica. Muito interessante também  a demonstração de produção de energia elétrica a partir da propulsão humana usando para isso um motor e uma bicicleta. Outro grupo de alunos mostrou a produção de energia elétrica a partir do movimento.

O primeiro ano ficou com a parte mais gostosa da mostra. Os alunos trouxeram receitas que extraíam o máximo dos alimentos reaproveitando partes que não são muito usadas para consumo como o  talo, a casca e as raízes. Sucos energéticos, com efeitos anti-inflamatórios e até que previnem doenças graves como câncer estiveram presentes na mostra. E o melhor: quem esteve lá pode saborear tudo!

Os alunos do primeiro ano também inovaram montando um “spa” na mostra. A ideia era oferecer tratamento de beleza completo usando cosméticos feitos com produtos encontrados em casa como mel, limão e bicabornato. Massagem nas mãos, tranças nos cabelos, hidratantes e esfoliantes para a pele fizeram grande sucesso.

Já o segundo ano transformou a mostra numa grande brincadeira. Fantasiados de personagens de desenhos animados, filmes e contos de fadas, os alunos convidavam os visitantes a entrar e aprender sobre o universo dos brinquedos. Quem visitou os estandes viu caça-palavras, totó, jogos de chá e até uma estação de trem. Tudo feito de material reciclável. Todo o trabalho foi feito em parceria com a turminha do Ensino Fundamental 1, que ao final da mostra, foi presenteada com os brinquedos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *