ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IPEM APADRINHAM CRIANÇAS DO FUNDAMENTAL E ENSINAM SOBRE SUSTENTABILIDADE

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As crianças do Ensino Fundamental do Instituto Padre Machado tiveram um dia de aula bastante diferente essa semana. Elas receberam a visita dos alunos do segundo ano do ensino médio da escola que vieram conversar com as crianças sobre um tema muito comentado atualmente, a sustentabilidade.

O projeto que integra as crianças do ensino fundamental e os jovens do ensino médio dentro do trabalho interdisciplinar chamado Trilhas do Conhecimento, que traz como eixo temático “Sustentabilidade e Meio Ambiente”, coordenado pela equipe da área de Ciências da Natureza e Matemática.

Os jovens convidaram as crianças para assistir a uma sessão de cinema com o desenho do Capitão Planeta, o herói criado no princípio dos anos noventa pelo empresário americano Ted Turner, para chamar a atenção das crianças para temas relativos ao meio ambiente. No enredo do desenho, Capitão Planeta surge a partir da combinação dos poderes dos cinco jovens protetores – terra, fogo, vento, água e coração. O capitão Planeta que se fortalece a partir dos elementos naturais e se enfraquece ao ser exposto a poluentes de qualquer natureza, sempre termina sua participação com a frase lema “O poder é de vocês”, lembrando que as pessoas tem o poder para mudar o mundo.

E, foi agindo com essa lógica que os jovens construíram, com materiais recicláveis, “mochilas a jato” com as iniciais do nome de cada criança. “A ideia era de que cada jovem pudesse, simbolicamente, passar para as crianças o poder para transformar o mundo por meio de atitudes sustentáveis”, explicou a professora de Biologia Viviane Miranda, coordenadora do projeto.

Num segundo momento, reunidas na quadra da escola, as crianças foram convidadas a fechar os olhos para receberem, tal como diria o Capitão Planeta, seus novos “poderes” e conhecerem seus novos padrinhos, os “irmãos mais velhos” que os ajudariam dentro da escola. E então, quando elas abriram os olhos foram presenteadas com suas mochilas a jato e puderam, cada uma, conhecer seus novos padrinhos.

Em duplas, os alunos do ensino médio apadrinharam as crianças. Bruna Gonçalves Costa, 17, e Matheus Valle Lopes, 16, apadrinharam a pequena Maria Laura , de 6 anos.“Foi um dia muito especial! Foi bom ficar com as crianças num ambiente que é diferente para nós e para elas também”, explicou Bruna Costa.“Esse lance de apadrinhar a criança é bem legal porque a gente se sente responsável pela caminhada da criança aqui dentro do colégio”, conclui Matheus.

Ao final, um grande abraço coletivo selou o que parece ser o início de uma duradoura amizade entre os jovens alunos do ensino médio e a turminha animada de crianças do ensino fundamental.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *