ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IPEM APADRINHAM CRIANÇAS DO FUNDAMENTAL E ENSINAM SOBRE SUSTENTABILIDADE

As crianças do Ensino Fundamental do Instituto Padre Machado tiveram um dia de aula bastante diferente essa semana. Elas receberam a visita dos alunos do segundo ano do ensino médio da escola que vieram conversar com as crianças sobre um tema muito comentado atualmente, a sustentabilidade.

O projeto que integra as crianças do ensino fundamental e os jovens do ensino médio dentro do trabalho interdisciplinar chamado Trilhas do Conhecimento, que traz como eixo temático “Sustentabilidade e Meio Ambiente”, coordenado pela equipe da área de Ciências da Natureza e Matemática.

Os jovens convidaram as crianças para assistir a uma sessão de cinema com o desenho do Capitão Planeta, o herói criado no princípio dos anos noventa pelo empresário americano Ted Turner, para chamar a atenção das crianças para temas relativos ao meio ambiente. No enredo do desenho, Capitão Planeta surge a partir da combinação dos poderes dos cinco jovens protetores – terra, fogo, vento, água e coração. O capitão Planeta que se fortalece a partir dos elementos naturais e se enfraquece ao ser exposto a poluentes de qualquer natureza, sempre termina sua participação com a frase lema “O poder é de vocês”, lembrando que as pessoas tem o poder para mudar o mundo.

E, foi agindo com essa lógica que os jovens construíram, com materiais recicláveis, “mochilas a jato” com as iniciais do nome de cada criança. “A ideia era de que cada jovem pudesse, simbolicamente, passar para as crianças o poder para transformar o mundo por meio de atitudes sustentáveis”, explicou a professora de Biologia Viviane Miranda, coordenadora do projeto.

Num segundo momento, reunidas na quadra da escola, as crianças foram convidadas a fechar os olhos para receberem, tal como diria o Capitão Planeta, seus novos “poderes” e conhecerem seus novos padrinhos, os “irmãos mais velhos” que os ajudariam dentro da escola. E então, quando elas abriram os olhos foram presenteadas com suas mochilas a jato e puderam, cada uma, conhecer seus novos padrinhos.

Em duplas, os alunos do ensino médio apadrinharam as crianças. Bruna Gonçalves Costa, 17, e Matheus Valle Lopes, 16, apadrinharam a pequena Maria Laura , de 6 anos.“Foi um dia muito especial! Foi bom ficar com as crianças num ambiente que é diferente para nós e para elas também”, explicou Bruna Costa.“Esse lance de apadrinhar a criança é bem legal porque a gente se sente responsável pela caminhada da criança aqui dentro do colégio”, conclui Matheus.

Ao final, um grande abraço coletivo selou o que parece ser o início de uma duradoura amizade entre os jovens alunos do ensino médio e a turminha animada de crianças do ensino fundamental.

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!