Vem aí a V Empretec

ALUNOS DO INSTITUTO PADRE MACHADO APRESENTAM SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NA V EMPRETEC, A FEIRA DE EMPREENDEDORISMO

Na feira, serão expostos cerca de 30 trabalhos de alunos da nona série do ensino fundamental e dos primeiro e segundo anos do ensino médio, com idades entre 13 e 17 anos, que buscam solucionar problemas típicos das grandes cidades tais como a escassez de água, o emprego e renda, a mobilidade urbana e o crescente acúmulo de lixo.

Que tal um aplicativo que ajude a retirar os jovens das ruas unindo pessoas que queiram contratá-los para pequenas tarefas como passear com os cachorros ou fazer compras? Ou um interessante sistema de reutilização de água que usa plantas específicas para purificação da água?  Já ouviu falar do Consummation app? Um aplicativo que permite que você pague a conta da balada pelo celular, sem pegar aquelas filas gigantescas? Ou um aplicativo que encontre as vagas de estacionamento mais próximas de você? Se você ainda não ouviu falar de nada disso, deve ir a V Feira de Empreendedorismo Ciência e Tecnologia _ Empretec, do Instituto Padre Machado.

Lá, cerca de 30 projetos serão apresentados por alunos com idades entre 13 e 17 anos, da nona série do ensino fundamental e do primeiro e segundo anos do ensino médio. Este ano, os alunos do 9º ano tiveram como tema o Empreendedorismo Social. Eles foram convidados a resolver problemas sociais bem conhecidos das populações dos grandes centros, como o grande acúmulo de resíduos nos lixões, a questão da escassez da água, a mobilidade urbana, emprego e renda, dentre outros, em negócios que fossem lucrativos. Os alunos do 1º ano são os responsáveis pela produção da EMPRETEC: eles montaram empresas de prestação de serviços de assessoria de imprensa, captação de patrocínios, divulgação, produção, receptivo, registro e redes sociais. Para isso, contaram com o apoio de empresas de verdade que atuam em cada uma dessas áreas. Essas empresas trabalharam como mentores dos alunos. Já os estudantes do 2º ano desenvolveram projetos com tema livre.

Temas importantes e até delicados foram trabalhados pelos alunos que apresentaram soluções bem originais. Um bom exemplo é um aplicativo que procura prevenir a violência doméstica. Por meio de um sinal emitido num simples toque no celular, ele envia para pessoas de confiança e para a polícia a posição geográfica da vítima. O aplicativo ainda conta com um chat onde mulheres vítimas de violência podem trocar experiências. Alunos do nono ano criaram uma empresa de confecção que cria bolsas e mochilas para crianças carentes, a partir do reaproveitamento de lonas usadas como banners em lojas de roupas.

Outros assuntos como cultura e entretenimento não ficaram esquecidos. O Book4life é um aplicativo de aluguel, compra e troca de livros, que pretende estimular a troca de informações e aumentar a vida útil dos livros. Quer sair e não sabe para onde? O Findood encontra um lazer para você. Por meio de uma pesquisa simples e o cruzamento de alguns dados, ele acha a balada adequada ao seu perfil e ao seu bolso.

Para este ano, uma novidade é que, além da exposição dos projetos, a EMPRETEC contará com uma mesa redonda, composta por jovens empreendedores que abordarão temas voltados ao empreendedorismo contemporâneo e contarão suas experiências ao empreender.

A V Empretec é uma realização do Instituto Padre Machado em parceria com a Smart Inteligência Empresarial. Todo o trabalho foi coordenado pelos professores de empreendedorismo da escola, Leonardo Campos e Júlia Campi.

Em 2015, o Colégio transformou o tema em disciplina em sua grade curricular. A professora da disciplina de empreendedorismo, Júlia Campi, ressalta o trabalho desenvolvido durante o ano letivo: “para chegarmos a este resultado, foram desenvolvidos com os alunos, ao longo do ano, temas como perfil empreendedor, liderança, tomada de decisão, ética e modelagem de negócios.”

Para o professor Leonardo Campos, o contato que os alunos tiveram, durante o curso, com importantes ferramentas de gestão foi muito importante para ampliar o potencial empreendedor deles e ajudá-los a conduzir da melhor forma as etapas de planejamento e execução das ideias. “Os alunos tiveram acesso a ferramentas como o Canvas (modelagem de negócios) e Canvas Pessoal (planejamento pessoal), Pitch (apresentações de impacto), modelos de plano de ação, brainstorming, desenvolvimento de criatividade e simulador de negócios on line (gestão de empresas)”, explica o professor.

Sobre o Instituto Padre Machado:____________________________________

Fundado em 1921, O Instituto Padre Machado alia tradição e modernidade no processo educativo. Dirigido pelos Religiosos Barnabitas – Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, o Instituto mantém sua linha de ensino focada na formação humana e cristã. Possui Projeto Pedagógico inovador que valoriza as individualidades do educando, visando não apenas educá-lo, mas também humanizá-lo e dignificá-lo.

Sobre a Smart Inteligência Empresarial:_________________________________

Com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros, a Smartie cria soluções de gestão para as organizações.  Com uma história que começa em 2010, atende a empresas de variados segmentos e portes, transferindo conhecimento gerencial, de forma objetiva e transparente. Os professores responsáveis pelo projeto em 2015, ambos consultores da empresa, são Júlia Campi e Leonardo Campos.