Exercitar a Experiência da Reflexão

Há pessoas que não se permitem um dia de silêncio e contemplação como forma de descanso para o corpo e a mente. Esse encontro pessoal exige fazer escolhas. E nem sempre estou livre para escolher. Ninguém mais tem tempo para a reflexão, para o silêncio interior. Muitos têm até medo do silêncio; precisam preenchê-lo com muito barulho e agitação.  Muitos têm medo de encontrar consigo mesmo, de se confrontar com a sua realidade interior; vivem-se uma verdadeira ilusão; uma vida de fantasia. E assim compensam as suas frustrações, projetando no outro (próximo) tudo aquilo  que não  conseguem superar por conta própria.

Originalmente somos parte de um mistério. A nossa fonte de desejo está profundamente integrada com nossa origem biológica e espiritual. Mas é no campo da fé que satisfazemos nossos desejos mais profundos  e damos sentido ao nosso existir no mundo. É impossível fugir daquilo que sou. Fugir de si mesmo é negar a própria existência como pessoa. Descobrirmo-nos como PESSOA é descobrir a presença amorosa de Deus em mim.

Aqui, agora, neste lugar, no profundo silêncio de minha alma, alguma coisa irradia. “Silêncio é tempo de buscar com o coração, porque os olhos muitas vezes são cegos”, dizia S. Exupéry.  E é neste contexto que preciso de um tempo para rever a caminhada; parar para nos alimentar;  fortalecer para  se amar e amar os outros.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio, em meio a agitação própria da preparação para os vestibulares, e principalmente para o ENEM, vivenciaram esta rica experiência de silenciar-se. A reflexão e o silêncio são canais indispensáveis para a descoberta do “eu”. Assim, desejamos e esperamos nós (Equipe Ipem) que este momento se repita por diversas vezes ao longo da caminhada da vida destes jovens, fazendo de cada encontro consigo uma nova oportunidade de sonhar e acreditar na sua própria transformação.

Equipe de Pastoral