OrientAÇÃO Vocacional… "Se não te desafia, não te muda"

Projeto OrientAÇÃO Vocacional

Palestra: “Se não te desafia, não te muda”

Palestrante: David Pena Ramos César

25 de Agosto

Depoimentos

“Todos nós somos exemplos de algo, porque todos nós somos uma história única e abençoada”. Esta foi a frase que mais me marcou durante a palestra motivacional do David. Com ele pude perceber o quão grandiosa é a nossa vida, aprendi a olhar o mundo com outros olhos.

David é um homem de 26 anos que nasceu com uma síndrome muito rara, não tendo pernas nem braços. O que para muitas pessoas seria o fim, uma tristeza, para ele que na época era uma criança, foi um motivo para viver. Viver e aprender a conviver com as suas diferenças, superar as dificuldades e preconceitos.

Terça-feira, dia 25/08/2015, me senti completamente abençoada e lisonjeada de estar presente ali, naquela tarde… Me senti mais próxima de Deus, próxima de um anjo, que transmitiu não só a mim, mas a todos presentes, a importância de termos fé, de acreditarmos em nós mesmos e de não desistirmos nunca dos nossos objetivos, valorizar nossas famílias, que são nossa base, e os nossos verdadeiros amigos.

Agradeço a professora Viviane Marques (nossa querida Vivi), por nos proporcionar esse momento de reflexão, e ao David por ser este ser tão iluminado e grandioso.

Fernanda Solano,  3º ano B

“Você vai rir sem perceber, felicidade é só questão de ser”. Inicio este depoimento com essa frase porque o sentimento de felicidade é o que descreve o que vivenciamos durante a palestra motivacional do David. Ele é um jovem que nasceu com uma síndrome muito rara, ele não tem os braços e nem as pernas, mas nunca deixou que isso o fizesse uma pessoa incapaz de alcançar os seus objetivos. Quanta energia positiva, quanta luz vindo de uma pessoa só! Me senti vendo um anjo na minha frente, uma pessoa iluminada, que nos faz perceber o valor da vida, a sabedoria de agradecermos as pessoas maravilhosas  que convivem conosco, e acima de tudo, a acreditarmos em nós mesmos. Obrigada David, por trazer luz para o meu dia e para a minha vida. Obrigada também a minha querida professora Viviane pela oportunidade que ela nos deu de assistir esta palestra. Encerro com uma frase dita pelo próprio David: a dificuldade é uma questão de perspectiva.

Amanda da Silva Mendes,  3º ano B

A palestra do David foi um momento que nunca esquecerei, uma lição de vida que mostrou que qualquer que seja a dificuldade, não temos que colocar empecilho algum. Me fez rever os meus valores e dar mais valor a vida e a família que tenho, sem perder a essência e a fé que possuo. Valeu a pena cada segundo dessa tarde de terça-feira, palavras que me fizeram ter mais garra e força de vontade para fazer tudo àquilo que será benéfico e gratificante para minha vida presente e futura. Obrigada Vivi, David e ao colégio por proporcionarem essa tarde de reflexão que fez muita diferença para o meu crescimento interior.

Stephanie Cordeiro,  3º ano C

A OrientAÇÃO Vocacional proposta para os alunos do 3º ano, neste momento, vem agregar algo fundamental na sua expectativa para o ENEM e  para sua escolha profissional.  O relato das experiências de vida do jovem David (palestra do dia 25/08) sinaliza muito bem o que deve ser trabalhado neste momento: a superação das dificuldades a partir de si mesmo.

David escolheu o caminho do conhecimento de si próprio como desafio para sua própria superação; tomou consciência de suas necessidades especiais e assumiu até as ultimas conseqüências o seu projeto de vida. Resguardou para si próprio os ônus e bônus de suas conquistas.

Hoje, dono de si, autor e condutor de sua própria história busca tornar possível àquilo que até então era impossível em sua vida: ser um graduado profissional do Direito. Venceu a tudo e a todos a partir de si mesmo!…

Queridos alunos façam este caminho. Ele ás vezes é árduo, mas gratificante. Depende unicamente da perspectivas do seu olhar. Boa sorte. Conte conosco.

Prof. Faria e Profª. Viviane