Robótica na Prática

A motivação no aprendizado em Matemática consiste num processo de ensino que requer interesse em se criar estratégias na abordagem dos conteúdos. Desse modo está lançado o grande desafio da maioria dos professores: “provocar” no educando o interesse pelo conteúdo proposto. No ano de 2014 o Ipem trouxe ao laboratório de Matemática, experiências reais demonstrando a veracidade dessa vertente do ensino. Introduzimos o conceito de robótica com práticas educativas que envolviam a construção de um robô (Lego). Com isso, a garotada vê na prática o resultado de todas aquelas fórmulas e contas de física, matemática, mecânica, eletricidade… E ainda começa a aprender os fundamentos da programação, através de softwares intuitivos que trabalham com ícones para dar instruções aos robozinhos. Assim, despertando para a tecnologia.

Baseado nesse despertar dos alunos, o Ipem inseriu em sua grade escolar a proposta e pratica de atividades que proporcionam um ambiente motivador de ensino e ferramentas tecnológicas, que possibilitam a construção de novas descobertas e aprendizagens para diversas disciplinas. Hoje o trabalho é desenvolvido com um kit permitindo que o aluno exercite suas habilidades motoras, explorando conceitos tecnológicos por meio da criatividade e do raciocínio lógico.

Já o educador desempenha um papel essencial e indispensável para o sucesso da execução do nosso programa em sala de aula. Sua função é ajudar o aluno a pensar, provocar sua curiosidade e incentivar a pesquisa, para que a criança se torne protagonista de sua aprendizagem, em um ambiente lúdico e agradável.

Por: Professor Clever Alan