Uma Escola em Pastoral

A Escola Católica no Brasil, juntamente com a Igreja, é chamada a por em prática a pedagogia de Jesus Mestre como fonte e caminho de libertação humana. Este chamado sinaliza a direção a ser tomada, uma pedagogia que se aproxima existencialmente do outro; que sabe se adaptar aos processos pessoais da humildade e da paciência; que reconhece e valoriza a riqueza e a experiência dos outros; que manifesta uma atitude de escuta; que instrui o caminhante; que educa para a liberdade responsável; que ensina iluminando com a Palavra e o testemunho de vida.
É nesse sentido que a Escola Católica deve deixar de ser uma escola com pastoral, ou seja, que se define como católica somente por atividades religiosas e litúrgicas isoladas e pontuais, para ser uma escola em pastoral.
No Projeto Pedagógico/Pastoral da Escola Católica, Jesus Cristo é o fundamento em quem todos os valores humanos encontram sua realização plena e sua unidade. Jesus Cristo revela e promove o sentido novo da existência e a transforma, capacitando o homem e a mulher para viver uma vida nova, ou seja, para pensar querer e agir segundo o Evangelho, fazendo das bem-aventuranças as normas de nossas vidas.
O Colégio Padre Machado, aderindo a este chamado da Igreja, se propõe a contribuir para a formação permanente dos educadores, colaboradores e educandos, com uma Pastoral Viva que melhor integra as dimensões humanas e religiosa.

Equipe de Pastoral – Prof. Faria